Blog

SEO e WordPress – Dicas para um bom ranking

SEO é uma das coisas mais importantes para você ter em seu site e não é de hoje que o SEO e WordPress andam juntos. O objetivo de qualquer um ao escrever um conteúdo, seja ele um blog ou apenas uma página com informações, é ter um conteúdo de relevância que irá aparecer com maior facilidade em veículos de busca como o Google e Bing.

Com a ajuda do plugin Yoast SEO, ele ira auxilia-lo a verificar se o conteúdo de seu site no WordPress está bom ou não para uma pesquisa. O objetivo aqui é fazer as várias otimizações, para obtermos um bom ranking, passando por vários “truques”.

Primeiramente, uma das coisas mais importantes para se verificar é no que diz respeito a imagens, links permanentes e links duplicados do seu WordPress, evite esses erros básicos, o intuito aqui é fazer com que todo o seu conteúdo, sirva como uma chamada para o assunto que você está tratando.

Básico

SEO Links Permanentes WordPress
SEO Links Permanentes WordPress

 

Links Permanentes: Tentar o máximo possível simplificar os links do site, sejam eles para páginas ou para seus posts, um jeito fácil de fazer isso é em Configurações -> Links permanentes.

SEO de Imagens no WordPress
SEO de Imagens no WordPress

 

Renomear todas as imagens que você está colocando dentro do site antes de inseri-las, faz com que o buscador possa validar o conteúdo da imagem (legenda, descrição e titulo) e apresentar-los na busca

obs: lembrando que esse conteúdo pode variar dependendo de quem criou o template de seu WordPress.

Melhores práticas

Para melhorar ainda mais o conteúdo, iremos utilizar oYoast SEO.

A instalação é fácil, vá em Plugins -> Adicionar Novo, procurar por Yoast SEO (conforme a imagem abaixo) e clique em instalar, ou então baixar o .zip e instalar ele clicando no botão “Fazer upload do plugin” na tela de busca de plugins de seu WordPress.

Yoast SEO Instalar
Yoast SEO Instalar

 

Após a instalação, todo e qualquer post em seu WordPress, irá aparecer o widget do Yoast SEO, além de mostrar a prévia de como seu site irá aparecer no Google, ele também irá lhe sugerir melhorias no conteúdo da sua página para obter um ranking melhor.

O Yoast SEO é bem simples, ele informa para o escritor do post, o que ele precisa melhorar (em vermelho), o que está ok (laranja) e o que está bom (verde). Na imagem abaixo, apresentamos mais ou menos como seria o Yoast em ação, dividimos ele em 4 espaços e iremos explicar melhor como funciona cada um deles.

SEO - Yoast interna no WordPress
SEO – Yoast interna no WordPress

1 – Legibilidade

Apresentado em forma de aba, a legibilidade do Yoast apresenta uma visão geral de texto para o seu post.

Informações essas que resumem se existem ou não parágrafos grandes que possam “parecer” desinteressantes para o público, a quantidade de palavras em uma frase ou mesmo se possui ou não subtítulos.

Uma boa nota aqui apresenta o que o plugin acha de mais interessante no visual de seu texto, se ele é chamativo ou não para o inicio de uma leitura.

2 – Prévia de Amostra ou Metadados

Aqui você poderá pre-visualizar os Metadados, ou melhor, como o buscador ira apresentar você para o publico. Além de visualizar, também existe a possibilidade de editar esse conteúdo, alterando, por exemplo, o texto e o tamanho do mesmo (lembrando que existe uma quantidade limitada de texto que os buscadores apresentam na pesquisa).

3 -A Palavra-chave

Eu gostaria muito que isso estivesse em primeiro lugar, pois é aqui que você ira informar ao Yoast SEO a palavra-chave do seu post, fazendo com que todo o conteúdo do post seja analisado pelo Yoast.

O Yoast algumas vezes poderá lhe penalizar por utilizar a mesma palavra-chave em mais de um post, pois fazendo isso, você estará criando uma concorrência entre dois, ou mais, posts seus.

Porém existem pessoas que dizem que se você quer ser “especialista” ou ate mesmo dominar aquela palavra-chave, pode ser uma manobra interessante utiliza-las varias vezes.

4 – Análise

Aqui sera apresentado com notas de ruim (vermelho), mediano (laranja) e bom (verde) de acordo com o seu texto e as boas praticas de um SEO e lhe dando dicas sobre o que poderá ser feito para melhorar tais coisas.

Não é necessário obedecer 100% do critério aqui informado, uma vez que a situação do conteúdo venha a ter uma estratégia diferente e lembrando que são apenas boas praticas para um melhor resultado no ranking dos buscadores, e também vale lembrar que o SEO não é a unica forma de “ganhar posições” no ranking, existe outras formas que serão discutidas aqui mais para frente.

Esse artigo foi relevante para você?

Entre em contato conosco, a Hoop é muito mais do que informação






Postagens relacionadas

Otimizando imagens e melhorando performance web

As vezes escutamos reclamações como: “Meu site esta muito lento” ou “Demora uma eternidade para carregar meu conteúdo no celular”, porém alguns desses detalhes tem passado despercebido na mão do usuário, então como melhorar a velocidade e o que ganhamos otimizando imagens? Fizemos todos os procedimentos para validar o carregamento do site, e podemos reparar […]

Saiba Mais
Cancelar