Blog

Respondendo algumas perguntas sobre o que é PWA

O que define o que é uma PWA?

Que tal criar uma aplicação para dispositivos móveis e desktops produzindo nada além da própria web? Isso é o que se define de uma Progressive Web App ou PWA. O termo foi utilizado pela primeira vez pelo pessoal do Google, e está fundamentada em 3 pilares:

  • Confiabilidade: Abre instantaneamente e nunca mostra que está offline, mesmo que existam problemas na condição da rede.
  • Engajante: É necessário que a aplicação se apresenta como tal, com facilidade para leitura, interações e experiência imersiva.
  • Rapidez: Interações rápidas e animações fluidas e sem engasgos no scroll

Para checarmos nesses conceitos existem várias técnicas, tanto front-end como back-end, para que esses pilares funcionem de forma correta.

Cada PWA existe uma tecnologia chamada Service Workers que no background rodam a aplicação mesmo sem conexão com a internet, possibilitando o recebimento de push notifications, atualização do conteúdo dentre outras features

 

Quais tecnologias estamos utilizando nas PWA, e o que isso significa?

São tecnologias utilizadas normalmente em uma aplicação web, ou seja, esse aplicativo vai funcionar basicamente dentro do browser (navegador) do seu celular, sem que seja necessário a criação e o desenvolvimento de funções específicas para cada dispositivo (estamos falando do problema de existirem entre diferentes sistemas operacionais da fragmentação desses sistemas e de dispositivos que existem no mercado). Isso significa vantagens para o desenvolvimento, não será necessário a criação de aplicações em ambientes híbridos ou a criação de mais de um aplicativo nativo, barateando os custos.

Ela tem necessariamente rodar no navegador?

Sim, ela funciona exatamente dentro do browser do celular através de uma feature chamada Service Workers, a vantagem disso que todos os dispositivos têm um navegador.

O que diferencia as tecnologias híbridas e a PWA?

Algumas das tecnologias híbridas como o Ionic, Cordova e PhoneGap, utilizam a Webview da aplicação para produzir o visual, nesse caso, podem ser codificadas em tecnologias web, porém o ponto delas estarem embarcadas em uma aplicação, ou seja, é necessário ir até a loja, pesquisar, baixar e instalar é o que diferencia de uma PWA.

Uma progressive web app não é instalada no celular?

Não, não é bem assim, uma aplicação que possui o recurso de ser uma PWA terá algumas especificações no código dizendo que é possível “instalar” essa aplicação no celular, ou seja, pegar alguns arquivos que irão gerar o básico da sua aplicação, porém ele não faz isso da primeira vez que você acessar, quando o navegador perceber que está sendo recorrente o uso da aplicação, ele ira perguntar a você através de um banner se deseja instalar em seu celular, quando aceito ele vai baixar a aplicação e vai colocar um ícone na home para o seu celular. Depois de instalada, ira aparecer ícone do aplicativo na homescreen

 

Quando eu uso uma PWA?

Ainda é uma tecnologia que está em desenvolvimento e infelizmente ainda não existe o suporte para essa tecnologia em todos os navegadores, porém é algo que podemos esperar em um futuro muito próximo.

Porém, o visionário Steve Jobs já disse que ele não gostaria de ter uma app store para gerenciar os aplicativos, e sim que todos eles funcionem no browser.

Esse artigo foi relevante para você?

Entre em contato conosco, a Hoop é muito mais do que informação






Postagens relacionadas

Otimizando imagens e melhorando performance web

As vezes escutamos reclamações como: “Meu site esta muito lento” ou “Demora uma eternidade para carregar meu conteúdo no celular”, porém alguns desses detalhes tem passado despercebido na mão do usuário, então como melhorar a velocidade e o que ganhamos otimizando imagens? Fizemos todos os procedimentos para validar o carregamento do site, e podemos reparar […]

Saiba Mais
Sites Responsivos

Sites Responsivos: adapte-se à nova realidade!

Você conhece o real potencial do seu site? Além disso, conhece a importância de um site responsivo, adaptado para os dispositivos móveis? A forma como navegamos na internet está mudando também. Onde o cenário se mantinha somente na navegação desktop, hoje dá espaço aos tablets e celulares, que também têm se adaptado à essas mudanças […]

Saiba Mais
Cancelar