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A importância da Identidade Visual

A Identidade Visual é uma das mais importantes etapas para o sucesso do seu negócio. Além de auxiliar na estruturação da empresa, garante que seu negócio se destaque dentre sua concorrência e se posicione corretamente no mercado.

Atualmente, o leque de opções de produtos que o cliente tem em suas mãos para efetuar uma compra, é enorme e, normalmente, realiza a conversão pelo que mais se identificou. Sendo assim, nada mais justo do que defender seu produto ou serviço mostrando sua real essência e valores. É isso que conseguimos atingir ao criar uma Identidade Visual: você define os valores e ideais da empresa e os representa em sua marca de forma única, normalmente com símbolos e elementos gráficos, que causam automaticamente uma sensação de proximidade com seu público-alvo que, consequentemente, se identificou com sua empresa.

Um bom exemplo de Identidade Visual equilibrada, bastante marcante e versátil, é a Coca-Cola: o rótulo vermelho com a tipografia clássica em branco pode ser reconhecido em qualquer lugar, por qualquer pessoa, a qualquer distância, pois fixou na memória visual dos clientes e o seu reconhecimento passa a ser instantâneo.
Normalmente, fazem parte da identidade visual o logotipo, a tipografia, a escolha das cores e de materiais (panfletos, cartões, uniformes) e a interação entre eles, que é fundamental. É aqui onde você pode transmitir sua missão, visão e valores de forma gráfica e universal, para atingir seu público corretamente e com maior facilidade.

A escolha das cores é uma das decisões mais difíceis. Deve ser aplicada em toda a comunicação visual e tem importância vital para qualquer tipo de empreendimento, já que é a característica mais fácil para ser lembrada de forma natural e possui uma reação específica para cada cor. A pesquisa de mercado é essencial para conhecer seu público-alvo e atuar de forma alinhada, eliminando os efeitos negativos e contraditórios que uma escolha de cor errada possa causar. Alguns bons exemplos: empresas no setor da construção civil dão preferencia para cores mais sérias e sólidas, usando tons de azul, preto e cinza; já organizações do ramo alimentício, utilizam tons energéticos que atraem a atenção e despertam o desejo, como vermelho, amarelo e laranja.

Outro ponto muito importante é a padronização dos seus materiais (digitais e impressos). Para gerar aquela atmosfera mais próxima do cliente e lembrá-lo da sua empresa, é necessário que a memória visual do seu público já tenha sido instigada por outros materiais. Seu público verá constantemente seus elementos gráficos em variados formatos, logo, saberá identificá-lo quase que automaticamente. Por exemplo: se você tem uma loja física e uma loja virtual, é importante que a comunicação dos dois pontos sejam iguais para que ambos os públicos sejam atingidos e, principalmente, sejam unificados pela identificação do seu negócio.

Agora que você já sabe porque é importante criar uma identidade visual marcante e coesa, garanta que sua empresa crie a sua imagem e identidade corretamente. Não deixe seu negócio camuflado no mercado, mostre-se e atinja seu público com muito mais facilidade!

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